Aplicativo do Enem e Censo Escolar 2020 para Celular



Inep libera novos aplicativos para o ENEM e Censo Escolar 2020.

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira foi uma das primeiras instituições a levar para a nova plataforma do Governo Federal, gov. br, que é unificada, todos os aplicativos. Dentre eles estão: Avaliação in loco, Bipe – Banco Internacional de Pares Evaluadores, Censo Localiza, Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, RNC – Rede Nacional de Certificadores e Sigas – Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança.

A plataforma do Governo Federal foi criada em abril de 2019 e funciona de forma a integralizar os aplicativos que foram desenvolvidos na esfera da administração pública. A partir desta data órgãos como agências fiscalizadoras, institutos e secretarias que contam com atendimento ao cidadão entram neste novo serviço, que traz a ideia de digitalizar os atendimentos presenciais, focando em agilizar o processo e diminuir a burocracia.



Gratuidade dos aplicativos

Todos estes sistemas são gratuitos, mas alguns exigem senha e login e é destinado a um público específico. Eles estão disponíveis tanto para quem utiliza a Apple Store, quanto o Google Play.

Unificações de canais

Todas estas ações atendem a um projeto do Decreto 9.756/20019, que fala sobre a unificação de canais digitais, que são da conta do Governo Federal, possuindo mais de 40 aplicativos que já foram publicados e instalados em mais de 7 milhões de celulares em todo o Brasil.



Saiba um pouco mais sobre cada aplicativo:

Avaliação in loco – este sistema é direcionado para quem usa instrumentos de avaliação in loco durante as visitas do INEP, de avaliação.

Bipe (Banco Internacional de Pares Evaluadores) – somente avaliadores que atuam no ARCU-Sul – Sistema de Creditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul, podem utilizar este sistema, o Banco Internacional de Pares Evaluadores. Neste aplicativo, o avaliador consegue realizar algumas funções, tais como acessar documentos, receber notícias, atualizar seus dados e até inserir arquivos.

Censo Localiza – este aplicativo faz tanto a informação da localização geográfica de escolas quanto o registro do Censo Escolar da Educação Básica, que anualmente é realizado pelo Inep. Quem é usuário do Sistema Educacenso, tem que usar esta ferramenta por conta da declaração da escola. O principal objetivo do Censo Localiza é melhorar o conhecimento de informações e dados sobre a localização das escolas e instituições de ensino, o que ajudará no acompanhamento de políticas públicas e desenvolvimento de estudos, pensando também na análise do território.

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – neste aplicativo o interessado terá acesso a um mural de avisos, cronograma, acompanhamento da inscrição, notícias e até mesmo acompanhamento da solicitação de isenção da taxa de inscrição. Qualquer um pode entrar neste aplicativo, mas quem tem a inscrição realizada no exame, entrando com login e senha, conseguirá realizar consultas de informações como, por exemplo, resultados de anos anteriores, local de realização de prova e até mesmo informações pessoais.

RNC (Rede Nacional de Certificadores) – só alguns colaboradores do INEP, cerca de 60 mil certificadores, tem acesso a esta ferramenta, que está direcionada a certificação de procedimentos de aplicação tanto de avaliações quanto de exame.

Sigas (Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança) – o principal objetivo deste aplicativo é acompanhar o transporte, percurso e armazenamento dos malotes das provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Quem utiliza esta ferramenta são colaboradores de instituições como Correios, Inep, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Rodoviária, Telégrafos e Secretarias de Segurança Pública. Cada servidor destas organizações terá um código validador, isto é, uma chave de segurança que dará acesso ao aplicativo, permitindo criar senha e login.

O decreto de lei que fala sobre a criação do portal gov.br dá prazo as instituições de administração pública até 31 de dezembro de 2020 para adaptarem o seu atendimento para a forma digital e entrar para a lista de aplicativos a disposição no portal.

Kika Akita

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *