Bolsas de Doutorado em Hong Kong – Como se Inscrever





O Hong Kong PhD Fellowship Scheme oferece bolsas de estudo de Doutorado.

O Programa de Bolsas de Doutorado em Hong Kong (HKPFS — Hong Kong PhD Fellowship Schem) tem o objetivo de atrair os melhores estudantes do mundo para fazer seus estudos de doutorado, em tempo integral, nas universidades desse território pertencente à China.

Aqui, você obterá informações sobre o Hong Kong PhD Fellowship Schem (HKPFS), conhecerá um pouco sobre Hong Kong, verá quais os requisitos para participar do programa de bolsas, saberá o valor da bolsa oferecida à candidata ou candidato selecionado e quais as áreas acadêmicas disponíveis, além de ter acesso a uma relação das universidades de Hong Kong que fazem parte desse programa.




Saiba um pouco mais sobre Hong Kong

Com características de país independente, Hong Kong conta com uma população estimada em 7.000.000 (sete milhões) de pessoas. O território pertenceu ao Reino Unido do século XIX até o ano de 1997, quando voltou a pertencer à China, mas possui leis e governo próprio. As línguas oficiais são: inglês e chinês. Portanto, um estrangeiro que tenha domínio da língua inglesa, pode se comunicar bem em Hong Kong. O território ainda mantém princípios capitalistas por influência histórica da Inglaterra.

Quais os requisitos para se candidatar ao HKPFS

Para se candidatar, não importa sua experiência profissional anterior, nem o seu país de origem ou sua origem étnica. As exigências do programa são: a candidata ou candidato deve apresentar um ótimo desempenho acadêmico, capacidade de pesquisa, habilidade no relacionamento interpessoal e espírito de liderança.


O programa oferece uma bolsa anual no valor de HK $309,600 (trezentos e nove mil e seiscentos dólares de Hong Kong), o que equivale a cerca de US $39,700 (trinta e nove mil e setecentos dólares americanos). E também concede uma ajuda de custo para viagens relacionadas a conferências e pesquisas no valor anual de HK $12,900 (doze mil e novecentos dólares de Hong Kong), isto é, cerca de US $1,700 (um mil e setecentos dólares americanos). A duração da bolsa é de no máximo 3 anos.

São 250 bolsas de doutorado oferecidas nesta edição de 2020. Para doutorandos que necessitem de mais de 3 anos para a conclusão do doutorado, há a possibilidade de receber um apoio adicional da universidade em que estiver vinculado, mas isso depende da decisão dessa instituição.

Normalmente, o ano acadêmico em Hong Kong inicia-se em setembro, no caso, o próximo será em setembro de 2020. As áreas em que são oferecidas essas bolsas são: Ciências, Medicina, Engenharia e Tecnologia, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Estudos Empresariais.

Como é realizada a seleção

As inscrições para esta edição já foram encerradas em 02 de dezembro de 2019. Mas você pode ir se preparando para a próxima. Para isso, acesse este endereço eletrônico (cerg1.ugc.edu.hk/hkpfs/apply.html#deadline) e confira os detalhes das etapas do processo seletivo. A etapa 1 consiste no envio da solicitação inicial ao Conselho de Bolsas de Pesquisa. Na segunda etapa, é preciso enviar as inscrições completas para a universidade escolhida.

São 8 universidades: City University of Hong Kong, Hong Kong Baptist University, Lingnan University, The Chinese University of Hong Kong, The Education University of Hong Kong, The Hong Kong Polytechnic University, The Hong Kong University of Science and Technology e The University of Hong Kong. A Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, por exemplo, fundada em 1991, já ocupa os primeiros lugares em qualidade no mundo.

Se você tem interesse em saber mais informações sobre o programa, requisitos para a admissão no doutorado, regulamentos e políticas da universidade escolhida, entre em contato com a universidade de Hong Kong de seu interesse. E se prepare, pois para o próximo ano é esperado mais um processo de seleção do Hong Kong PhD Fellowship Schem (HKPFS). Você tem muito tempo para se preparar e traçar o melhor caminho para mais esse objetivo.

Por Warley Souza

Doutorado



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *