Bolsas de Estudo para Mestrado no Extrerior – Programa Tropimundo





Estão abertas as inscrições para o programa de mestrado Tropimundo, um curso de mestrado Erasmus Mundus focado em biodiversidade e ecossistemas tropicais.

Nos últimos anos, muitas pessoas escolheram por seguir a carreira acadêmica, assim que terminaram a graduação. E dentre as diferentes maneiras de se iniciar essa formação, uma delas é participar de um curso de mestrado. Caso você esteja pensando em realizar um mestrado fora do Brasil, no próximo ano, o programa Tropimundo está oferecendo bolsas que cobrem todos os custos para esse tipo de especialização. Para saber mais informações acerca deste processo de seleção confira o texto abaixo.

Sobre as oportunidades de bolsas de mestrado oferecidas pela iniciativa Tropimundo

A primeira informação que merece ser pontuada a respeito deste processo seletivo é que as bolsas ofertadas são todas integrais, ou seja, os aprovados não vão ter nenhum tipo de custo enquanto estiverem estudando. Esses incentivos são oferecidos por meio do projeto Tropimundo, uma das formações do mestrado Erasmus Mundus. O programa Eramus tem diferentes vertentes de estudos e uma delas é sobre ecossistemas tropicais e biodiversidades e é justamente essa linha de pesquisa que envolve o Tropimundo.




Falando especificamente sobre o Tropimundo, a iniciativa tem como objetivo selecionar alunos para estudarem em três instituições de ensino superior diferentes. Bom, os interessados na verdade possuem uma lista com doze faculdades e dentre esse número precisam escolher três para participarem do mestrado. Uma vez, que a cada período, os estudantes vão estudar em uma universidade.

Sendo assim, eles vão ter aulas no primeiro semestre em uma instituição na Europa (Itália, França ou Bélgica). Segundo semestre uma região tropical (Camarões, Madagascar, Guiana Francesa, Sri Lanka ou Guiana). O terceiro semestre vai ocorrer em algum país europeu e o quarto semestre que será o último, o aluno vai voltar a ter aulas na primeira instituição em que esteve. Lembrando que ao final da formação, assim como acontece aqui no Brasil eles vão precisar apresentar um trabalho.


No curso de mestrado, os discentes vão ter aulas dos seguintes conteúdos em suas cargas horárias: ecologias de sistemas tropicais (zonas costeiras, selvas e florestas), zoologia e botânica. Para saber um pouco mais sobre o mestrado, os interessados podem clicar no seguinte link: https://tropimundo.eu/form/?info=2&. Uma informação de muita valia é que os interessados precisam ter uma boa fluência em inglês e durante a formação em outros países, eles vão ter a oportunidade de aprender o idioma da localidade em que estiverem morando.

Sobre os auxílios que os aprovados vão ter durante o mestrado

Como mencionado anteriormente, as bolsas oferecidas cobrem todos os gastos dos aprovados. Os novos estudantes do projeto Tropimundo vão receber uma bolsa no valor de 18 mil euros, o que daria mais de R$ 80.000,00. Além dessa ajuda em dinheiro, os participantes também vão ter as passagens aéreas pagas e uma ajuda de mil euros no primeiro mês para poderem se instalarem na cidade em que vão permanecer no primeiro período. Por fim, eles também vão receber um auxílio mensal no valor de mil euros para os gastos cotidianos.

Como os aspirantes devem realizar a inscrição e como vai funcionar o processo de seleção para as bolsas de mestrado no Tropimundo

Todo o processo de inscrição acontece por meio da internet, através do seguinte link: https://tropimundo.eu/form/register. Ao abrir o site, o interessado vai se deparar que para iniciar o processo de candidatura é necessário que ele informe alguns dados. Posteriormente, ele vai precisar disponibilizar, por meio de cópias digitais, os seguintes documentos: histórico acadêmico e diploma da faculdade. Ele ainda vai precisar redigir uma carta de motivação, no documento, o candidato vai expor o motivo pelo qual ele se interessou do programa e também a razão pela qual ele necessita da bolsa integral.

Como parte do processo seletivo, os interessados ainda vão precisar entregar uma relação contendo nomes de três pessoas diferentes, indivíduos que poderão escrever cartas de recomendação. Essas pessoas vão receber, através de um e-mail, um site para em que vão preencher documentos sobre o candidato. Todas essas etapas devem ser realizadas até o dia 20 de novembro de 2019. Por fim, a lista com o nome dos aprovados vai ser divulgada entre os meses de fevereiro e março.

Boa sorte!

Por Isabela Castro

Bolsas de Estudo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *