Calendário Sisu, Prouni e Fies 2020 – Datas Importantes



Confira aqui o calendário com as principais datas do Sisu, Prouni e Fies 2020.

Para a maioria dos Jovens a fase do vestibular é uma época de muita ansiedade, angústia e pressão seja pela sociedade seja por si próprio. Conhecer sobre os processos seletivos e atentar-se às datas é uma boa estratégia para manter-se tranquilo diante dessas adversidades. Quem passou pela maratona de provas do ENEM 2019, além de esperar pelas notas que vão ver divulgadas no dia 17 de Janeiro, devem se atentar aos processos que selecionam para vagas em Universidades Públicas. Desse modo, confira tudo, inclusive as datas do SISU, PROUNI e FIES para o primeiro semestre de 2020.

SISU

É o principal mecanismo de entrada em universidades e institutos públicos do Brasil – Sistema de Seleção Unificada. Embora o SISU seja a principal ferramenta, não é exclusivo, pois algumas instituições ainda utilizam processos seletivos próprios para ingresso. No sistema é possível fazer duas escolhas de curso na mesma instituição ou em instituições diferentes. Se o candidato for chamado em alguma dessas opções não poderá colar o nome na lista de espera subsequente à chamada, ou seja, o estudante deve ficar atento a esse critério que está válido desde 2019. Veja as dadas para 2020:



  • Início de inscrições: 21/01

  • Término: 24/01



  • Resultado: 28/01

Importante salientar todos os dias são divulgadas notas de cortes dos referidos cursos. Assim o estudante consegue acompanhar se sua nota está ou não dentro das vagas ofertadas.

PROUNI

O Prouni, diferentemente do SISU, é um sistema que seleciona com bolsas parciais (50%) ou totais (100%) em universidades e faculdades privadas. O Programa Universidade para todos é uma iniciativa que visa suprir o déficit de vagas em instituições públicas e garantir a entrada no ensino superior dos jovens. Nesse processo, similar ao SISU, o candidato se inscreve e deve acompanhar diariamente a nota de corte no referido curso. A diferença do processo é a apresentação de documentação necessária para comprovar a necessidade de bolsa. As inscrições acontecem após o resultado da primeira chamada do SISU. Veja:

  • Início: 28/01

  • Término: 31/01

  • Resultado: 04/02

  • Documentação a apresentar: 04/02 a 11/02

FIES

Segundo a linha de proporcionar a entrada de estudantes em instituições privadas. O Fies – Programa de Financiamento Estudantil colabora para o ingresso através de financiamento total do curso. Há duas categorias: vagas a juros zero, essa está destinada a candidatos que possuem renda familiar com teto de 3 salários mínimos. E o P-Fies, nessa categoria são contemplados candidatos que possuem renda familiar com teto de 5 salários mínimos. O que difere esse processo seletivo dos demais é o pagamento depois de formado no curso. Confira as datas:

  • Início: 05/02 a 12/02

  • Pré- selecionados: 26/02

  • Chamamento da lista de espera: 26/02 a 31/03.

O que todos esses processos seletivos têm em comum é a necessidade do estudante de acompanhar o processo desde o início das inscrições até as chamadas de excedentes. Importante destacar que o ENEM, o maior vestibular nacional, também é aceito em diferentes instituições públicas ou privadas nos próprios processos seletivos, Algumas deles utilizam apenas a parte objetiva da prova, outras por sua vez utilizam a redação como processo seletivo. Ainda há aquelas que utilizam o ENEM como uma porcentagem somada a nota final do vestibular próprio. Se sua faculdade não está listada como utilizadora dessas ferramentas mencionadas acima, deve-se verificar no site da própria instituição a qual queria ingressar.

Como o ENEM – Exame nacional do ensino médio, é um processo que ganhou visibilidade mundial pelo sucesso de sua Tecnologia associada ao TRI – Teoria de Resposta ao Item, diversas instituições de Portugal aceitam as notas do exame para ingresso em suas instituições. Só no país são mais de 40 universidades. Se você tem o sonho de estudar fora do país, esta é uma excelente oportunidade de pesquisar essas instituições e descobrir se o curso dos seus sonhos está nelas.

Douglas Marcos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *