Cineasta – Saiba mais sobre a profissão





Acredito que seja praticamente unânime o gosto das pessoas pelo cinema. Essa sensação de estar vivenciando uma história que muitas vezes se confunde com a nossa ou até mesmo de algum amigo, pessoa próxima ou de uma história que você já escutou a respeito. Sem dúvida esse outro mundo nos leva a esquecer até mesmo nossa própria vida para apreciar o cotidiano mostrado de forma lúdica. O profissional que nos permite viver essa percepção da vida é o Cineasta.

Esse profissional não está unicamente ligado ao cinema, em longa-metragem e curta-metragem, pois trabalha na área de propaganda comercial também. Além disso, ele cuida de roteiros, produção, direção e arte. De fato é uma profissão que tem áreas bem abrangentes, não se prendendo apenas a uma opção.




A verdade é que, para ser Cineasta não precisa ter cursado a faculdade de cinema, porém o interessado deve ter um domínio para executar a profissão com destreza. Aos que buscam a faculdade para aprender e desenvolver a arte de forma orientada, a duração do curso é de quatro anos e você pode optar por Cinema Audiovisual ou por Cinema de Animação. A primeira possui mais enfoque no cinema, comunicação, direção de atores, câmeras, escolha do melhor cenário, música para compor as cenas. Já a segunda opção é praticamente 100% digital, com direcionamento para a parte de programação e a parte prática.

O mercado de trabalho no Brasil está em alta e oferece grandes oportunidades para o profissional. Então se você se interessou e pensa em cursar a faculdade de Cinema, os vestibulares mais procurados e requisitados encontram-se na região sudeste. Não perca tempo e invista nos seus sonhos.


Cabe lembrar que para ser um bom Cineasta é necessário bastante leitura e um bom domínio acerca dos roteiros televisivos. Sem dúvida, alguns cursos extras serão o diferencial para quem deseja se destacar nesse mercado.

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *