Cursinho Pré-Enem Gratuito da UFPE 2020 – Inscrições





Inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito da UFPE ocorrem até 29 de janeiro de 2020.

O projeto de extensão Pré-Acadêmico Vestibular Solidário (VS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está ativo desde o ano de 2001 e tem o objetivo de preparar pessoas que estudam ou estudaram em escola pública para os vestibulares e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições começaram no dia 12 de dezembro de 2019 e terminam em 29 de janeiro de 2020.

Quais são os requisitos para se inscrever

Podem assistir às aulas apenas alunos e alunas que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio, como também alunos e alunas egressos (que, por algum motivo, estão afastados da escola), provenientes do ensino público ou bolsistas (com bolsa integral) de escolas particulares. Pessoas travestis e transexuais estão automaticamente isentas da taxa de inscrição. O objetivo do projeto é auxiliar estudantes provenientes de escola pública, com renda per capita de 1,5 (um e meio) salário mínimo.




Como é o processo seletivo

São 55 (cinquenta e cinco) vagas oferecidas para o curso extensivo anual e outras 55 (cinquenta e cinco) vagas para o intensivo ENEM. As inscrições para o extensivo têm início em dezembro, já as inscrições para o intensivo ocorrem no meio do ano. O processo seletivo tanto para o extensivo quanto para o intensivo consta da aplicação de uma prova com 30 (trinta) questões de Matemática e Português. O processo de seleção consta de duas etapas:

  • Etapa 1: prova objetiva em 01 de fevereiro de 2020, das 9:00 às 12:00. São 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo 15 (quinze) questões de Matemática e 15 (quinze) de Língua Portuguesa.
  • Etapa 2: realização de entrevista, que ocorrerá nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2020.

O resultado final está previsto para 11 de fevereiro de 2020, com início das aulas em 17 de fevereiro de 2020. O aluno ou aluna selecionada, para efetivar a matrícula, deve doar duas resmas (mil folhas) de papel A4. No mais, o curso é gratuito, sem cobrança de qualquer mensalidade.


Como fazer a inscrição

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico do projeto. Portanto:

  • Acesse o site do Pré-Acadêmico Vestibular Solidário;
  • Na lateral da página, selecione o valor da taxa e clique em “Comprar Ingresso”;
  • Preencha seus dados e realize o pagamento da taxa (boleto bancário).

Pessoas travestis e transexuais, após a inscrição pelo site, devem informar pelo seguinte endereço de correio eletrônico o interesse em participar da seleção: vestibularsolidario.ufpe@gmail.com.

Qual o conteúdo da prova objetiva

Para a prova objetiva, você precisa estudar os seguintes conteúdos:

  • Língua portuguesa: coesão e coerência; funções de linguagem; tipos e gêneros textuais; apreensão textual (síntese, progressão temática, ideia principal, modo de organização, intertextualidade, argumentação e inferência); norma culta e variação linguística; morfologia; sintaxe; usos e formas de acesso aos gêneros digitais.
  • Matemática: problemas com números naturais, inteiros, racionais e reais; porcentagem e juros simples, razões, proporções e escalas; equação do primeiro grau, funções e função afim; geometria plana, geometria espacial; princípio fundamental da contagem, probabilidade e noções de estatística.

Se aprovado(a) na seleção

As aulas do cursinho ocorrem no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE-UFPE), de segunda a sexta-feira, no seguinte horário: das 13:00 às 18:50; com aulas também aos sábados, no seguinte horário: 8:00 às 13:00. Alunas e alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são os professores. Mas há voluntários também de outras instituições. O índice de aprovação do cursinho ultrapassa os 50% (cinquenta por cento).

Para mais informações, acesse o Edital ou entre em contato pelo seguinte endereço de correio eletrônico: vestibularsolidario.ufpe@gmail.com. E mãos à obra, estude bastante para passar na prova de seleção e tenha um ano de muito estudo e dedicação rumo à universidade.

Texto escrito por Warley Souza.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *