ENEM 2016 – Locais de Prova serão Divulgados dia 18 de Outubro





Inep divulgada locais de realização da prova através do aplicativo e site do Enem.

Se você se inscreveu para o Enem 2016, leia este post e obtenha importantes informações sobre a prova.




Os dias de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2016, o Enem, estão se aproximando. Os inscritos estão à espera do cartão de confirmação que informa o local da realização da prova. Segundo Eunice Santos, diretora do sistema de gestão de planejamentos do MEC (Ministério da Educação e Cultura), a partir de 18 de outubro os candidatos terão acesso ao cartão que traz importantes informações, como local e horário das provas. O anúncio da diretora foi feito durante uma cerimônia que celebra o começo da distribuição das provas do Enem 2016.

É por meio do aplicativo do Enem (criado pelo governo federal) e pelo site oficial do Enem que o cartão de confirmação poderá ser acessado. Além disso, as informações também serão enviadas via e-mail aos inscritos. Desde o ano passado o cartão de confirmação não é enviado na versão impressa, somente digital.


Na última quarta-feira dia 05, Maria Inês Fini, presidente do Inep, autorizou a expedição dos cadernos de prova. Ao total, 75.000 malotes lacrados eletronicamente foram levados por caminhões que saíram da cidade de Osasco para os Correios ,que farão a distribuição para o equivalente a 1,7 mil cidades do Brasil. Toda a operação é feita com escolta policial.

A novidade de 2016 é que os candidatos ao assinarem a lista que confirma sua presença na sala de provas passarão pelo sistema de biometria, que é o reconhecimento de digitais. Uma maneira de evitar problemas como fraudes. Neste ano o governo federal disponibilizará 22 mil de seus servidores, que estarão trabalhando na função de certificadores junto aos coordenadores das provas, em todos os pontos de aplicação.

As provas do Enem 2016 estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. No sábado, primeiro dia, a duração será de 04h30min para resolução de questões de ciências da natureza e ciências humanas. Por sua vez, para o domingo serão disponibilizadas 5h30min para as questões de matemática, linguagens, redação e códigos e suas tecnologias.

O horário para início das provas é 13h30min, mas para evitar correrias os portões estarão abertos a partir do meio-dia e fechados às 13h em ponto, no horário de Brasília.

Sirlene Montes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *