Ensalamento Vestibular Unespar 2019/2020 – Locais de Prova





Confira aqui os locais de prova do Vestibular da Unespar 2019/2020.

A Universidade Estadual do Paraná divulgou, nesta sexta feira, onde acontecerão as provas do vestibular 2019/2020, que acontecerá no dia 17 de novembro, das 13:30h às 19:00h. A UNESPAR é conhecida pelo seu alto índice de desenvolvimento no meio estadual superior, e conta com mais de 5.400 inscritos para esse semestre.

O processo seletivo acontecerá em todos os campi da universidade, ou seja, em Curitiba, Apucarana, Paranaguá, União da Vitória, Campos Mourão e Paranavaí. A abertura dos portões se dará a partir das 12 horas, com previsão de fechamento para às 13 horas. Por isso, é recomendável que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência, no máximo.




Para a entrada na sala da prova, são pedidos documentos originais com foto, como carteira de motorista ou identidade. Também, para a hora da prova, pede-se que seja utlizado caneta esferográfica azul ou preta, com escrita grossa e tubos transparentes. Ao entrar na sala, o candidato deverá depositar todos os pertences eletrônicos desligados, como celular, beep, relógio, entre outros, no saco plástico (porta objetos). Os documentos deverão estar em mão todos os dias da prova, pois a entrada na sala só é permitida a partir da apresentação dos mesmos.

E as provas?

As provas são constituídas por 60 questões de múltipla escolha, divididas entre as áreas de Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens e Outros Códigos. Além das 60 questões, a prova ainda pede a produção de uma redação. As questões foram pensadas de forma a avaliar o capacidade do candidato quanto à organização de ideias, memorização mecânica, habilidade de fazer relações, criticar dados e fatos e a capacidade de interpretação dos mesmos.


As línguas estrangeiras são, como de costume, inglês e espanhol, e o candidato poderá escolher entre uma ou outra. A opção de escolha é inválida apenas caso o estudante tenha a vontade de cursar, por exemplo, Letras – Inglês ou Letras – Espanhol. Nesse caso, as línguas da prova serão em concordância com o curso. Para o curso de Inglês, a língua estrangeira será Inglês, para o curso de espanhol, a língua estrangeira será espanhol.

Para os alunos que se inscreveram nos cursos de regência e composição, artes cênicas, dança, música, música popular, canto e intrumento música, haverá uma segunda prova, chamada Teste de Habilidade Específica, o THE, nos dias 12 e 14 de dezembro. Nesse teste, será avaliada a habilidade e aptidão artística para o curso.

Os livros cujo conhecimento será cobrado serão as obras Iracema, de José de Alencar, Lira dos 20 anos, de Álvares de Azevedo, Sagarana, de Guimarães Rosa, Pau Brasil, de Oswald de Andrade e O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza.

A prova de redação tem a intenção de avaliar a capacidade de interpretação e produção de texto. O estudante deverá tomar cuidado e se atentar aos pontos eliminatórios, que desclassificam automaticamente o candidato. A redação será dada como inválida se o candidato se apresentar na própria redação, entregar a redação escrita à lápis ou qualquer outra caneta cuja cor não seja azul ou preta, sair do tema que foi proposto, ou apresentar desvio do tema, desrespeitar o limite de linhas proposto, que deve ser de 15 a 30 linhas, ou entregar a redação em letra não legível.

Os Resultados

Entre as 1.763 vagas que a universidade está oferecendo, 898 são vagas destinadas a cotistas, que estudaram em escolas públicas, que se autodeclaram negros ou pardos, ou que possuem alguma deficiência. O resultado será divulgado no dia 6 de Janeiro de 2020. Os alunos que passarem no processo seletivo deverão se apresentar para a matrícula nos dias 22 e 23. Caso haja alguma vaga remanscente, outras duas chamadas serão realizadas entre 27 e 31 de janeiro.

DAVI GABRIEL SOARES



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *