Fies 2016 terá 75 mil novas vagas abertas e inscrições começam em breve





O MEC informou que vai oferecer cerca de 75 mil vagas no Fies e as inscrições começarão a ser aceitas no dia 24 de junho.

Nesse segundo semestre de 2016, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa administrado pelo Ministério da Educação (MEC), relata que vai oferecer cerca de 75 mil vagas, e as inscrições devem começar na sexta-feira, dia 24 de junho de 2016.

Os interessados terão até o dia 29 de junho para se cadastrar e o resultado vai ser divulgado dia 30 do mesmo mês.




Quem for pré-selecionado deverá fazer a entrega dos documentos a partir do dia 1º de julho, porém, o Mendonça Filho destaca que os moradores do Rio de Janeiro terão datas diferenciadas devido aos jogos olímpicos que vão acontecer na cidade.

No primeiro semestre de 2016 foram oferecidas cerca de 147 mil vagas, de acordo com os dados que foram repassados pelo ministro Mendonça Filho. Nesse ano houve aumento do número de vagas comparado a 2015.


Isso aconteceu pelo fato devido a recuperação de cerca de 4,7 bilhões que tinham sido tirados por causa da déficit do país (despesas maiores do que receitas). No ano de 2015 tinham sido oferecidas 278 mil vagas, porém, em 2014 o número foi bem superior, sendo oferecidas cerca de 732 vagas.

O ministro ainda disse que a educação é prioridade do Brasil, para um bom desenvolvimento futuro, e tudo será feito para que programas como esse seja sempre melhorado.

Como fazer a Inscrição no FIES 2º/2016?

Saiba que todos os alunos que desejam fazer a inscrição para conseguir financiar o curso que já está matriculado de nível superior, precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido por Enem, a partir do ano de 2010, e ter tirado nota superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.

Haverá a primeira chamada, segunda chamada e inscrição para lista de espera.

Para conseguir o financiamento é necessário ter renda familiar de até 3 salários mínimos. Antes, a renda familiar exigida era de 2,5 salários mínimos, porém, essa regra mudou agora no meio do ano. O principal objetivo dessa alteração é tentar beneficiar mais alunos que de sejam concluir o ensino superior.

Para realizar sua inscrição acesse o site sisfiesportal.mec.gov.br, no período que informamos. Em caso de dúvidas, indicamos que entre em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 61 61 61.

Por Yasmin Fernandes Robles



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *