Fies 2017 – Inscrições para o 2º Semestre





Fies está com as inscrições abertas para o preenchimento de 75 vagas em cursos de nível superior em universidades privadas.

Para os estudantes que se encontravam na expectativa da abertura de prazo para inscrições no Fies, as notícias que chegam são favoráveis. É que o Ministério da Educação e Cultura já abriu as inscrições do programa para o segundo semestre deste ano de 2017. Os interessados podem se inscrever no Programa de Financiamento Estudantil até a próxima sexta-feira, dia 28 desse mês de julho.

Para fazer a inscrição os estudantes devem acessar o site oficial o programa do governo federal no endereço: http://fiesselecao.mec.gov.br.




De acordo com informações do MEC, em relação às inscrições do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil, serão disponibilizadas o equivalente a 75 mil oportunidades em cursos de nível superior em universidades privadas de todo o país.

Os estudantes que se inscreverem no programa podem filtrar as oportunidades por cursos, instituições e cidades, por meio da guia de acesso 'consultar vagas', disponível no endereço eletrônico: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta/curso.


Como foi anunciado há algum tempo atrás, o programa a partir do ano que vem (2018) terá um novo regulamento, com novas regras. Desse modo, este último semestre ainda considera o regulamento antigo.

Podem se inscrever no programa estudantes que possuem renda familiar per capita bruta que seja superior a três salários mínimos brasileiros. Além do mais, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, a partir do ano de 2010, e que tenham tirado nota de no mínimo 450 pontos na prova e que não tenha zerado a redação.

Uma regra não pode ser desprezada pelos beneficiados é a questão da inadimplência, pois os inadimplentes do programa terão o benefício cancelado. De igual forma, estudantes que já estejam contando com o financiamento para outro curso, também não terão o financiamento concedido.

Nesse sentido, o cronograma para o segundo semestre ficou da seguinte forma:

– As inscrições têm início no dia 25 do mês de julho, esta terça-feira;

– Dia 28 do mês de julho, sexta-feira, as inscrições se encerram;

– Dia 31 do mês de julho o resultado será divulgado.

Dentre as regras que ainda estão valendo estão:

– Renda familiar: de até três salários mínimos per capita;

– Contrato: único;

– Tempo de carência: 18 meses após o fim do curso;

– Limite da mensalidade: até 5 mil reais.

Por Sirlene Montes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *