Fuvest 2020 – Vestibular via Olimpíadas Escolares





Inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro de 2019.

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) abriu as inscrições da primeira edição da seleção via Competições do Conhecimento. O processo de seleção visa preencher 113 vagas adicionais em cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo). As oportunidades são para ingresso na USP no primeiro semestre de 2020.

Vestibular Fuvest 2020

A USP está oferecendo, além das 113 vagas desta seleção, 8.317 outras vagas pelo Vestibular 2020 da Fuvest e mais 2.830 pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2020. No processo de seleção pelo SiSU será utilizada as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019.




Inscrições seleção Fuvest por Competições de Conhecimento

Os interessados nas vagas do curso de Graduação da USP com seleção via Competições do Conhecimento podem se inscrever gratuitamente, até o próximo dia 13 de setembro de 2019, pelo endereço eletrônico https://www.fuvest.br/ingresso-usp-competicoes/. Mais informações sobre outras formas de ingresso na USP pelo Vestibular Fuvest podem ser consultados também no site.

Competições aceitas e quais os requisitos para participar da Seleção Fuvest

Podem participar do processo seletivo da Fuvest via Competições do Conhecimento os estudantes que tenham participado de olimpíadas internacionais e nacionais de conhecimentos, que sejam aceitas no processo de seleção.


As competições brasileiras aceitas no processo de seleção da Fuvest para ingresso na USP são as seguintes: OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), OBF (Olimpíada Brasileira de Física), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Escolas Privadas), OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica – Teórica), OBF (Olimpíada Brasileira de Física), OBA (Olimpíada Brasileira de de Astronomia), OBFEP (Olimpíada Brasileira de Escola Pública), OBB (Olimpíada Brasileira de Biologia) e OBQ (Olimpíada Brasileira de Química).

As competições internacionais aceitas no processo de seleção da Fuvest para ingresso na USP são as seguintes: IMO (International Mathmatical Olympia), IOI (International Olympiad in Informatics ), IPhO (International Physics Olympiad), IChO (International Chemistry Olympiad), IBO (International Biology Olympiad), OIM (Olimpíada Ibero-americana de Matemática), OIbF (Olimpíada Ibero-americana de Física), IOA (International Olympiad on Astronomy), OIAB (Olimpíada Ibero-americana de Biologia), OIAQ (Olimpíada Ibero-americana de Química) e CIIC (Competição Ibero-americana de Informática e Computação),

Pontuação processo seletivo Fuvest via Competições de Conhecimento

O processo de seleção da Fuvest utilizará da participação e/ou o prêmio dos candidatos nas competições para pontuar os candidatos de acordo como descritas abaixo.

Nas competições Brasileiras a participação vale 0 pontos, a medalha de bronze vale 1 ponto, a medalha de prata vale 1,5 pontos e a medalha de Ouro vale 2,5 pontos.

Já nas competições Internacionais a participação vale 1 ponto, a medalha de bronze vale 3 pontos, a medalha de prata vale 4 pontos e a medalha de ouro vale 6 pontos.

Resultado processo seletivo Fuvest via Competições de Conhecimento

O resultado da seleção da Fuvest para ingresso na USP via Competições do Conhecimento tem data prevista para ser publicado no dia 30 de setembro de 2019. Os candidatos aprovados no processo de seleção poderão realizar as matrículas virtuais nos dias 20 e 21 de janeiro de 2020.

Edital processo seletivo Fuvest via Competições de Conhecimento

Mais informações sobre o processo de seleção da Fuvest, para ingresso nos cursos de graduação da USP, via Competições de Conhecimento, podem ser consultados no Edital disponível no link https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/arquivos/fuvest-competicoes-conhecimento-vestibular.pdf e também pelo site do Vestibular.

Adoniran Peres



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *