Pré-Vestibular Gratuito da USP 2020 – Inscrições no MedEnsina



Inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito da USP vão até 15 de janeiro de 2020.

O MedEnsina é um cursinho pré-vestibular gratuito que desde 2002 vem contribuindo para o acesso de estudantes de baixa renda às universidades. O curso foi criado por estudantes da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). As inscrições iniciaram-se em 25 de novembro de 2019 e encerram-se em 15 de janeiro de 2020.

Além de o cursinho não cobrar mensalidade, o material didático também é gratuito. No entanto, é cobrada apenas uma taxa de inscrição no valor de R$32,00 (trinta e dois reais), para concorrer a uma vaga entre as 270 (duzentas e setenta) vagas disponíveis. Além disso, há reserva de vagas para pessoas transgêneras e também para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.



Como funciona o cursinho

O cursinho pré-vestibular do MedEnsina ocorre durante todo o ano. As aulas acontecem à noite, de segunda a sexta-feira. O horário das aulas é de 18:45 às 22:40. O objetivo é preparar alunos e alunas para ingressarem não só nos cursos da Universidade de São Paulo (USP), mas também nos de outras universidades, além de prepará-los para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O foco não é o curso de Medicina, mas qualquer curso universitário.

Os professores do cursinho são alunos e alunas da Universidade de São Paulo (USP), que se voluntariaram para exercer essa função. Além das aulas, o cursinho oferece plantões para tirar dúvidas e aplica simulados. Nos finais de semana ocorrem aulas extras. As aulas acontecem em espaços disponibilizados pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP).



Com o tempo, o número de voluntários vem aumentando e o cursinho vai conseguindo aprovações. Vejam os dados:

  • Em 2009: aproximadamente 44 (quarenta e quatro) aprovações (a maioria em universidades públicas de São Paulo).
  • Em 2010: aproximadamente 40 (quarenta) aprovações (FUVEST, UNICAMP, UNIFESP, UNESP, entre outras).
  • Em 2012: aproximadamente 45 (quarenta e cinco) aprovações (FUVEST, UNICAMP, UNIFESP, UNESP, entre outras).
  • Em 2013: aproximadamente 33 (trinta e três) aprovações (FUVEST, UNICAMP, UNIFESP, UNESP, entre outras).
  • Em 2014: aproximadamente 60 (sessenta) aprovações (FUVEST, UNICAMP, UNIFESP, UNESP, entre outras).
  • Em 2015: aproximadamente 30 (trinta) aprovações (FUVEST, UNICAMP, UNIFESP, UNESP, UFRGS, UFF, UFRJ, entre outras).

Existem outros cursinhos pré-vestibulares associados a universidades, gratuitos ou com o pagamento de mensalidade com valor simbólico, como por exemplo: Curso Especial Pré-Vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina); Em Ação Pré-Vestibular, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Curso Pré-Vestibular Educação e Cidadania (CEC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Cursinho de Educação Popular da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro); Cursinho Popular DCE/ UFV, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); entre outros.

Como é o processo seletivo

O processo de seleção acontece uma vez por ano, em dezembro e janeiro. O candidato ou candidata deve fazer uma prova de múltipla escolha, cujo conteúdo é a matéria do ensino médio. Além disso, ocorre uma avaliação socioeconômica. A prova de seleção constante da primeira etapa ocorrerá em 19 de janeiro de 2020, às 13:00. São 60 (sessenta) questões de conhecimento geral do ensino médio. Já a segunda etapa do processo consiste em avaliação socioeconômica.

Como fazer a inscrição

Se estiver interessado(a) em se inscrever para o processo de seleção do cursinho MedEnsina, siga estas orientações:

  • Acesse o endereço eletrônico do MedEnsina;
  • No topo da página, clique em “Processo seletivo”;
  • Em seguida, clique em “Inscrição”.
  • Abaixo do tópico “Inscrições Online”, clique em “Clique aqui”.
  • Na página que se abrirá, selecione a taxa de inscrição e clique em “Realizar inscrição”.
  • Preencha seus dados e pague a taxa de inscrição (cartão de crédito, boleto bancário ou débito online).

Agora é só se preparar para a prova de seleção e fazer planos para o futuro. No mais, se tiver alguma dúvida, acesse o Edital do processo seletivo do MedEnsina 2020.

Texto escrito por Warley Souza.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *