Programa Educa Mais Brasil – O que é, Como funciona





Entenda como funciona o Programa de bolsas de estudo Educa Mais Brasil.

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão brasileiro focado no segmento educacional. Este programa é pioneiro em oferecer bolsas de estudo em diversas modalidades de ensino. Esta é uma iniciativa do segmento privado, atuando em regime de parceria com as principais instituições de ensino particular no Brasil, há mais de 15 anos, com o objetivo de promover e facilitar o acesso dos estudantes à educação qualificada.

O programa de bolsas

A base de atuação do programa Educa Mais Brasil consiste em firmar parcerias com cursos, escolas e universidades em território nacional, e a partir daí realizar a oferta das bolsas de estudo às pessoas que atendam os critérios estabelecidos. Apesar de parecer uma entidade pública, o Educa Mais Brasil tem sua origem e atuação na iniciativa privada.




A base de trabalho do programa é a oferta de vagas remanescentes nas instituições com as quais possui parceria. Ou seja, as vagas não preenchidas durante o processo de seleção tradicional realizado por essas instituições são negociadas com o Educa Mais Brasil e a partir disso oferecida aos futuros alunos com descontos. Esta parceria estabelece um processo positivo e benéfico para todos os envolvidos. As entidades educacionais conseguem completar o número de vagas de suas turmas, o Educa Mais Brasil, como agente intermediário recebe uma comissão neste processo, e os estudantes se tornam os principais beneficiados, pois podem ingressar em universidades, escolas e cursos pagando valores que se adequam à sua realidade financeira.

O processo de inscrição

O processo de inscrição no programa de bolsas de estudo é simples, objetivo e não demanda muito tempo dos candidatos. Primeiramente, é necessário preencher uma ficha de inscrição no site do programa. Será solicitado o nome completo do estudante, CPF, telefone, e-mail. Também será necessária a confirmação da veracidade das informações fornecidas e se você já estuda na instituição que está disponibilizando a bolsa. Após esta etapa o Educa Mais avaliará as informações fornecidas pelo estudante e se estiverem de acordo com os critérios do programa a bolsa será disponibilizada. Na sequência, o candidato à vaga precisará confirmar o interesse na vaga através de um dos canais de atendimento do programa.


Critérios de avaliação

Este ponto costuma ser um momento de muita preocupação e dificuldade para os estudantes, pois normalmente as instituições que oferecem bolsas de estudo costumam estabelecer critérios extremamente rígidos, e muitas vezes não são por aqueles que se inscrevem nos programas de bolsas. Porém, no Educa Mais para obter uma bolsa de estudo basta não ter condições de pagar o valor integral da mensalidade e não possuir qualquer vínculo educacional com a instituição que oferta a vaga. Mas se você está buscando uma bolsa para pós-graduação, poderá obtê-la na mesma instituição onde esteja realizando sua graduação, desde que ela participe do programa Educa Mais.

Cursos oferecidos pelo programa

As bolsas de estudo oferecidas pelo programa Educa Mais Brasil contemplam uma grande quantidade e variedade de cursos e segmentos.

Na área de Exatas são oferecidas bolsas nos curso de Arquitetura e Urbanismo, Computação, Desenho Industrial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Física, Matemática, Química e Química Industrial. Em Humanas os cursos disponíveis são Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gastronomia, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Turismo.

Já na área de Biológicas são oferecidos os cursos de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Estética e Cosmética, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Ambiental, Medicina Veterinária, Nutrição e Radiologia.

Também estão disponíveis no programa cursos técnicos, idiomas, cursos preparatórios para concursos, cursos profissionalizantes, vagas na educação para jovens e adultos (EJA) e cursos pré-vestibulares e preparatórios para o ENEM.

Por Luis Fernando Bernardo

Bolsas de Estudo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *