Prouni 2017 – Inscrições para o 2º Semestre





Interessados podem se inscrever entre 6 e 9 de junho de 2017.

O PROUNI – Programa Universidade para Todos, disponibilizará as inscrições do processo seletivo 2017/2 nos dias 06 a 9 de junho.

O PROUNI tem como finalidade inserir o aluno de baixa renda e que tenha estudado todo o seu ensino médio em escola pública, nas universidades particulares brasileiras. O programa foi criado em 2004, é regulado pela Lei 11.096, nesse papel de inclusão oferece bolsas de estudo podendo ser metade dela ou integral. No caso da bolsa integral o aluno deverá apresentar renda familiar bruta per capita máxima de um salário mínimo e meio. Aqueles que apresentarem renda equivalente a três salários mínimos têm direito a bolsa parcial, ou seja, metade da bolsa. Desde sua criação o PROUNI já atendeu quase dois milhões de estudantes.




Para se candidatar a vaga é necessário acessar o site do PROUNI, só poderão se candidatar os alunos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016 e que tenham tirado no mínimo 450 na média e que não tenham zerado a redação. Também podem se candidatar os portadores de diploma de curso superior.

A respeito da quantidade de vagas, até o momento não foi divulgado, Segundo o Ministério da Educação, a princípio os números de vagas permanecerão a mesma quantidade disponibilizada no ano anterior, onde foram ofertadas mais de 125 mil bolsas. Em resumo, poderão se inscrever os candidatos que atenderem as seguintes exigências:


  • Que cursou o ensino médio em escola de rede pública;
  • Tenha cursado o ensino médio de maneira parcial, sendo um pouco na instituição privada e pública;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino, que esteja efetivo no magistério;

Diferente do SiSU, que o número de chamadas depende da quantidade de vagas que restaram, o PROUNI possui duas chamadas sucessivas, sendo a primeira no dia 12 de junho de 2017 e a segunda no dia 16 de junho de 2017. A lista com os pré-selecionados é disponibilizada no portal oficial do PROUNI. Aquele candidato que for pré-selecionado deverá comparecer na instituição de ensino escolhida, para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. As datas para comprovar a documentação são: primeira chamada de 12 a 19 de junho de 2017 e segunda chamada de 26 a 30 de junho de 2017.

Boa sorte!

Gisele Alves de Brito



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *