Resultado do Encceja 2019 – Previsão





Resultado do exame deve ser divulgado em dezembro de 2019.

Muitas pessoas que realizaram as provas do Encceja se encontram na expectativa de novas informações sobre os resultados obtidos no exame e assim com a confirmação será possível obter o certtificado de conclusão de ensino fundamental e médio.

Diante disso, na última segunda- feira, dia 22 deste mês de agosto, o Inep, que é o Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, fez a divulgação de que os resultados estão previstos para serem divulgados no mês de dezembro.




As provas do exame foram feitas pelos candidatos no último domingo, dia 25. No total foram realizadas 1.185.945 provas, contando com uma abstenção calculada em 60%. O número de inscritos chegou a quase 3 milhões de pessoas, entre jovens e adultos que fizeram a inscrição para por meio do exame tentar obter a certificação para ensino fundamental e também médio.

Apesar do elevado número de pessoas que se inscreveram mas não foram realizar as provas, o instituto divulgou que o número de pessoas que participaram foi 45% maior se comparado ao ano passado. Ainda de acordo com o Inep, cerca de 215 candidatos foram eliminados pelo descumprimento das regras a serem seguidas no exame.


Os inscritos que compareceram para realizar o exame do Encceja tiveram que responder 4 provas objetivas compostas por 30 questões, sendo elas de múltipla escolha. Além disso, também tiveram que fazer uma redação.

Os candidatos ao exame que dá certificação de ensino fundamental tiveram como tema da redação “As novas formas para consumo consciente”. Já os candidatos a certificação do ensino médio elaboraram uma redação sobre “Organização de tempo e acesso às redes”.

A data prevista para a divulgação do gabarito é o dia 06 do mês de setembro. De acordo com as regras para obter aprovação, o candidato precisa obter 100 pontos em cada uma das provas objetivas. Já na redação é exigida uma pontuação de no mínimo 5 pontos, ou seja, 50% por cento, já que o total é 10.

Caso o participante consiga tirar a nota mínima nas provas e não conseguir a pontuação total necessária em todas as provas, será possível fazer a solicitação de declaração de proeficiência, de modo que assim as disciplinas em que a nota foi suficiente sejam eliminadas e no exame do ano que vem só seja necessário realizar a prova da ou das matérias que não tiveram a nota exigida.

Candidatos de todo o país puderam realizar o exame. Assim, a certificação para aqueles que foram aprovados será realizada pelas secretarias da educação e por institutos federais da educação. Estes mesmos locais fazem também a emissão de declarações de proficiência.

Assim, os inscritos que realizaram as provas e conseguirem aprovação e consequentemente a certificação de ensino médio já poderão se inscrever nas edições próximas do Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio.

Como todos já sabem, com a realização do Enem é possível o ingresso em universidades de todo o país, por meio dos diversos progrmas do governo federal, como o SiSU, o ProUni e o FIES.

Este ano de 2019 o Encceja foi habilitado até mesmo para brasileiros que moram fora do país. Para estas pessoas as inscrições já aconteceram e a realização das provas está prevista para o dia 16 do mês de setembro. Isso só é possível pelo fato de que muitos países têm convênio com o instituto, além do Ministério de Relações Exteriores.

Outros brasileiros que também puderam se inscrever no exame são as pessoas que se encontram em sistema prisional ou sob medida socieducativa. Para estes, as provas estão previstas para o dia 08 e 09 do mês de outubro.

Para saber mais informações é só acessar o site do Inep.

Sirlene



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *