Resultado Prouni 2020 – Aprovados em Primeira Chamada



Aprovados devem realizar a matrícula nas instituições até o dia 11 de fevereiro de 2020.

Na última segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) divultou um balanço sobre o Programa Universidade para Todos, o Prouni. No total, foram 1.507.807 inscrições, sendo elas realizadas por 782.497 candidatos.

O programa é o responsável por selecionar os estudantes que terão o benefício de receber as bolsas de estudos para cursar sua área de interesse em instituições de ensino particular. Vale lembrar que o número de inscrições é superior ao de candidatos pois cada participante teve a oportunidade de escolher duas opções de curso.



O resultado oficial do Prouni aconteceu nesta terça-feira, dia 4, mesma data em que foram abertas as inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil, o P-Fies, e o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

No total, 1.226.797 inscrições foram realizadas para as bolsas integrais e outras 280.290 para bolsas parciais. No primeiro semestre, o Prouni oportunizou 252.534 bolsas, sendo que dessas 130.102 foram parciais e outras 122.432 foram integrais.



Sobre o cronograma do Prouni 2020

O período de inscrições do Prouni encerrou no último sábado, dia 1 de fevereiro. Como já foi falado anteriormente, nesta terça-feira ocorreu a primeira chamada dos selecionados no programa. Para acessar o resultado, basta clicar em http://siteprouni.mec.gov.br/.

A entrega da documentação necessária para a garantia da matrícula ocorre entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 2020. A segunda chamada já será realizada no dia 18 de fevereiro, sendo que a entrega dos documentos ocorre do dia 18 a 28 de fevereiro.

Para quem quer aderir à lista de espera, esses podem fazê-lo do dia 6 a 9 de março.

Quais foram os cursos mais procurados?

Conforme as informações do MEC, o curso de Direito foi o que teve o maior número de inscrições, totalizando 137.507 interessados. Na sequência estão: Administração, com 121.871 inscritos; e Enfermagem, com 102.902 candidatos. Já em relação ao curso mais concorrido, temos Medicina, com 54 inscritos por vaga. Na segunda colocação está Artes Cênicas, com 50 candidatos por vaga e Comunicação Social com ênfase na área de Cinema, com 41 inscrições por cada vaga.

Sobre o funcionamento do Prouni

O sistema Prouni é o responsável por selecionar os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para as vagas dos cursos de graduação nas instituições privadas participantes.

Aos que são selecionados é concedida a bolsa de estudos integral ou parcial, levando em conta como requiito a nota obtida por cada um no exame.

Durante o periodo de inscrições pela internet, cada um dos candidatos pode selecionar no máximo duas opções de curso ao qual quer concorrer. Ao fim do processo seletivo, aqueles que forem aprovados precisam levar diretamente para as instituições a documentação necessária que comprove que eles estão aptos e atendem a todos os requisitos de bolsista.

Podem participar do programa aqueles candidatos que fizeram a edição de 2019 do Enem e que não tem ainda um diploma em nível superior. Para bolsas integrais, também é necessário se enquadrar em uma renda familiar bruta e mensal per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo, o equivalente a R$ 1.558,50. Já para bolsas parciais a renda é de até 3 salários mínimos, valor de R$ 3.117. Ainda é necessário que o participante esteja enquadrado em, pelo menos, uma das seguintes situações: ter alguma deficiência; ter curso completo em ensino médio, realizado esse em escola pública; ter curso completo de ensino médio, realizado esse com bolsa integral ou parcial em uma escola privada; ou, ainda, ser professor em quadro permanente na escola pública. Para esse último caso, é importante destacar que não se aplica também o critério da renda familiar bruta mensal per capita.

Kellen Kunz

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *