Sisu 2017 – Informações e detalhes





As inscrições do Sisu 2017 serão realizadas no início do primeiro e no segundo semestre do ano que vem.

Se você fez o Enem e deseja usar sua nota para o SISU 2017, leia este post e fique por dentro de tudo.

Realizadas as provas do Enem, milhares de estudantes brasileiros aguardam a chegada do próximo ano para se inscreverem no SISU 2017. Para quem não conhece, o SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema informatizado mantido pelo MEC, no qual instituições de ensino superior do setor público ofertam uma parte de suas vagas, para estudantes que realizaram o Enem.




Todas as instituições de ensino superior federais compõem esse sistema, como universidades e centros tecnológicos. As inscrições 2017 serão realizadas no início do primeiro e no segundo semestre do ano.

Para se inscrever no SISU, é preciso ter concluído o ensino médio e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, sem zerar a redação.


A nota tirada no Enem é utilizada como critério de seleção. Cada curso possui uma nota de corte que geralmente é calculada considerando o total de inscrições para o curso e o número de vagas. Assim, as notas de cortes são divulgas pelo sistema durante o período de inscrições.

Durante a inscrição o estudante escolhe os cursos de seu interesse e que sua nota é compatível, podendo fazer alterações no período de inscrições. Todo o processo de inscrição é realizado com o número de inscrição e a senha que estão cadastrados no Enem. Sem esses dados não é possível se inscrever.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do SISU.

Após o período de inscrições o sistema informatizado seleciona os alunos com as melhores notas de cada curso, dispondo-os de modo que ocupem as vagas disponíveis.

O candidato selecionado é informado e recebe um prazo para matricular-se, passando esse prazo e a matrícula não for efetivada, a vaga passa para o próximo classificado que fica na lista de espera.

O Ministério da Educação todos os anos divulga Cronograma SiSU 2017, calendário que serve para informar as datas referentes ao SISU, como período de inscrições, selecionados da primeira chamada, matrícula da lista de primeira chamada e inscrição dos incluídos na lista de espera.

Como ocorre em todos os anos, as inscrições para o SISU 2017 devem acontecer no início do ano que vem. O que deve ser antecipadamente divulgado pela mídia.

Para saber mais informações acesse http://sisu.mec.gov.br.

Por Sirlene Montes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *