Treineiro Enem 2017 – O Que é e Como Funciona a Modalidade





Saiba aqui o que é e como funciona a modalidade de Treineiro do Enem 2017.

Todo estudante brasileiro sabe que vai chegar um momento em que será preciso realizar o Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, que é atualmente um exame muito importante, pois por meio dele milhares e milhares de jovens conseguiram oportunidades em universidades pública e privadas de todo o Brasil.

O primeiro Enem que aconteceu no país foi no ano de 1998, quando foi criado para fazer uma avaliação do desempenho dos alunos que cursavam os anos finais do ensino médio. Com o passar dos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio foi sofrendo diversas modificações até se tornar o que ele é hoje, ou seja, até ele ser a principal forma de ingresso em diversas universidades do país.




Qualquer estudante que esteja matriculado e que frequente o ensino médio, seja da rede publica de ensino ou da rede particular, pode realizar o Enem. Porém, os estudantes que ainda não estiverem cursando o 3º ano do ensino médio e que forem menores que 18 anos, realizam o exame na condição de treineiros.

Ou seja, alunos do 1º e 2º anos do Ensino médio podem fazer as provas do Enem para avaliarem seus conhecimentos e conhecerem o sistema de provas do exame, pois a nota obtida por esses alunos não pode ser utilizada na inscrição de nenhum programa que dê acesso a cursos de ensino superior, como o Prouni, Sisu e Fies.


Dessa forma, para que não ocorra nenhum tipo de confusão, os treineiros recebem suas notas somente depois de 60 dias em que o resultado é liberado para os demais alunos, aqueles maiores de 18 anos e que estão no 3º ano do Ensino Médio ou que já o concluíram.

Somente no ano passado, de um total de 8,6 milhões de inscritos, foram contabilizados 1.344.060 participantes na condição de treineiros, representando assim 16% do total de inscritos no Enem.

Agora, para quem possui mais de 18 anos, contudo não possui ensino médio concluído ou que não estejam matriculados, não se incluem nessa condição de treineiros. Para estes casos, a realização do Enem e sua respectiva nota servirá para a obtenção de Certificado de Competências de Jovens e Adultos, que em outras palavras é o certificado de conclusão do ensino médio.

Sirlene Montes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *