Vagas abertas no PARFOR para Licenciatura de Professores





O Plano Nacional de Formação de Professores, conhecido pela sigla PARFOR, abrirá 710 vagas de licenciatura para professores, conforme informações do site do Ministério da Educação e Cultura.

O Plano Nacional de Formação de Professores é uma proposta conjugada do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior, além das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. A plataforma Freire é o ambiente virtual utilizado por esse programa, o qual também foi idealizado pelo MEC/CAPES, onde professores que atuam em escolas públicas, indiferente de serem municipais ou estaduais, tem a possibilidade de realizarem cursos complementares a sua formação, adequando-se também às exigências colocadas pelas Leis que regulam a Educação em nosso país.




Nesta próxima etapa, onde as datas de pré-inscrições começam no próximo dia 20 de janeiro de 2015 e se estendem até 13 de março, serão ofertadas 710 vagas em diversos cursos.

Para acessar a Plataforma Freire, o profissional deve acessar o seguinte endereço eletrônico: freire.capes.gov.br, onde é possível encontrar as ofertas de curso, calendários, cadastro, entre outras informações pertinentes ao Plano Nacional de Formação de Professores. Para acessar o ambiente virtual, o docente deverá realizar um cadastro disponível no próprio site, por meio do primeiro acesso. Ainda no site, é possível visualizar as ofertas de curso e as cidades para as quais estão disponíveis tais opções.


Para fazer parte do Parfor, necessariamente o profissional deve estar exercendo suas atividades docentes em rede pública de ensino, tendo a opção de cursar uma primeira licenciatura ou uma segunda licenciatura. Caso opte pela segunda licenciatura, o profissional deve comprovar o efetivo exercício de 3 anos no magistério em uma área de atuação distinta da sua formação. Dentro da proposta, existe ainda a opção de formação pedagógica, onde podem se matricular professores que são graduados, porém que não tem a licenciatura, mas que, no entanto exercem a função de docente na rede pública de Educação.

Para mais informações acesse freire.capes.gov.br. 

Por Thiago José Fernandes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *