Vestibular da Fuvest deixará de ofertar vagas para FCMSCSP





Tradicional vestibular da USP será desvinculado da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, confira todas as informações.

A tradicional Faculdade de Ciências Médicas, dirigida pela Santa Casa de São Paulo, não vai mais usar a prova da Fuvest para selecionar seus calouros de medicina em 2018. Desde 1988, a Santa Casa elegia seus alunos através do mesmo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), entretanto, tudo indica que a desvinculação já vai valer no próximo vestibular. No ano passado (2016), a instituição usou-se da Fuvest para eleger 120 alunos de medicina.

A desfeita do vínculo com a Fuvest já recebeu aprovação da Congregação da USP, mas ainda depende de uma votação para ser vigente. Segundo a própria Fuvest, a Faculdade da Santa Casa já havia dado o aviso da desvinculação desde maio, dizendo que a instituição não tem interesse em participar da versão 2018 da prova. O texto de aviso, informava que o motivo da desvinculação é que existem necessidades internas acerca da ocupação das oportunidades em medicina, que não podem ser atendidas pelo vestibular da fundação.




A decisão da Faculdade de Medicina da Santa Casa foi não comentar a decisão de mudar a forma de seleção. Os candidatos que buscam orientações acerca desse assunto, via contato telefônico, recebem a informação de que ainda não há definição de data e/ou formato definidos para o próximo vestibular.

Outros cursos da unidade como fonoaudiologia, enfermagem e tecnologia em radiologia, já selecionam calouros através de um vestibular próprio da Santa Casa. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa é uma tradicional instituição de ensino, mesmo sendo privada, compõe o quadro de renome do país, fazendo parte do complexo da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa, incluindo o conhecido Hospital Central.


Existe expectativa para que a prova seja de responsabilidade da Vunesp, que já aplica vestibular para a Unesp, mas ainda não há confirmação de nenhuma das partes. Outras instituições já seguiram esse mesmo curso, saindo da Fuvest para propor seleções independentes. Agora é esperar para ver.

Carolina B.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *