Vestibular IFMT 2020 Via Enem – Inscrições





Interessados podem se inscrever até o dia 10 de janeiro de 2020.

O ano de 2019 ainda não acabou mas o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) já se adiantou para realizar a seleção dos novos estudantes de 2020.

Nesta última quinta-feira, dia 28 de novembro de 2019 foi aberto o período de inscrição para o preenchimento de mais de 500 vagas. As inscrições só valerão para alunos que possuem suas notas Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.




As inscrições são gratuitas e possuem prazo até 10 de janeiro de 2020. Além disso, as notas do Enem que poderão ser usadas são dos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Ou seja, muitos estudantes podem ter a chance de conquistar uma vaga no ensino superior.

É preciso ficar atento em relação às provas zeradas. Se você zerou alguma matéria objetiva ou a redação, infelizmente, não há chances.


Quantidade de vagas e campus

No total serão 504 vagas a serem preenchidas. Essas serão divididas entre diversos campi da região de Mato Grosso. Entre eles estão:

  • Professor Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Cuiabá;

  • Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres;

  • Bela vista, Cuiabá;

  • Cel. Octayde Jorge da Silva, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda;

  • Fronteira oeste, Primavera do leste, Rondonópolis, São Vicente;

  • Sede, São Vicente;

  • Centro de referência de Jaciara, Sorriso, Várzea Grande, Avançado de Diamantino, Avançado de Guarantã do norte, Avançado de Lucas do rio verde e Avançado de Tangará da Serra.

Para os estudantes que fizeram todo o ensino médio através da rede pública, 60% das vagas serão reservadas. Para os demais estudantes, que não tiveram o ensino médio completo em rede pública, serão 38% das vagas. Restando então, 2% para pessoas com deficiência.

Essa exigência vem da Lei de Cotas, que não pode ser deixada para trás nos processos seletivos como este. Portanto, as vagas serão divididas entre:

  • Pessoas com deficiência – PcD – 2%

  • Ampla concorrência – 38%

  • Cotas – 60%

Resultado

O resultado deste processo seletivo deverá ser publicado no dia 22 de janeiro de 2020. Logo, aqueles que forem selecionados deverão realizar suas matrículas entre 27 e 28 de janeiro. Os horários de atendimento vão das 8h às 11h e das 13h às 17h.

É muito importante que os alunos se atentem às informações do edital que já foi publicado. Neste documento há todas as informações necessárias para compreender o preenchimento das vagas, portanto, não deixe de o consultar.

Poderei me inscrever em outros processos seletivos?

Sim, você poderá. O Sisu, Prouni e vários outros programas de ensino poderão ser acessados por você, mesmo que conquiste a vaga no IFMT 2020. Porém, é importante lembrar que se você conseguir uma vaga em outro local, deve automaticamente pedir a coordenação do IFMT para que libere a sua vaga.

Desta maneira, você ajuda pessoas que estão na fila de espera tentando conquistar uma vaga no IFMT. Pense sempre em você, mas nunca deixe de ajudar os outros como pode.

Declarações finais

Ter acesso ao ensino superior de forma gratuita é um direito à todos. Se você esteve se dedicando em 2019, certamente, conquistará a vaga que mudará a sua vida. Leve os estudos com dedicação e força de vontade, viva o mundo do ensino superior.

Através dele, você será reconhecido ou reconhecida como doutor(a), professor(a), etc. Por isso, pense duas vezes antes de preencher uma vaga e abandoná-la. Muitas pessoas estão em busca de uma chance para estudar com ótimos profissionais de forma gratuita.

No mais, boa sorte para você e que você possa conseguir a vaga que tanto deseja para o primeiro semestre de 2020. As chances são muitas e se você foi um bom estudante neste ano, certamente conseguirá sua vaga.

Juliana Almeida



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *