Vestibular UFAM 2020 – Processo Seletivo Contínuo





Inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de setembro de 2019.

A temporada de verão dos vestibulares iniciou nesse segundo semestre de 2019. Neste caso, se trata do certame promovido pela Universidade Federal do Estado do Amazonas, ou a UFAM. O período de inscrições iniciou no dia 23 deste mês de agosto.

Este vestibular consiste no chamado: Processo Seletivo Contínuo, ou PSC, edição de 2020. O prazo de cadastro de inscrição se dará, oficialmente, até às 17 horas do dia 12 do mês de setembro de 2019. O valor estipulado para inscrição é de 65 reais.




Este vestibular de tipo PSC (2020) está inteiramente voltado aos acadêmicos oriundos das três primeiras fases do Ensino Médio. Este mesmo processo seletivo será ministrado nas seguintes cidades do estado do Amazonas: no município de Benjamin Constant; de Coari; de Humaitá; cidade de Itacoatiara; capital Manaus e em Parintins.

As pessoas que necessitaram solicitar isenção de taxa, para esta 3ª etapa do processo PSC, tiveram que respeitar o prazo concedido, entre os dias 8 e 9 deste mês de agosto. O resultado já está disponível, no seguinte link: https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/arquivos/isencao-ufam-psc-2020.pdf.


As normas que garantem esse benefício são claras e conhecidas de todos, ou seja, comprovar uma renda familiar per capita equivalente ou abaixo de um salário mínimo; como também diploma de Ensino Médio conferido por instituição de ensino público ou comprar bolsa integral em instituição de ensino privada.

O itinerário das provas que serão ministradas é o seguinte:

Dia 1º de dezembro, primeiro exame, entre às 8h10 e às 12h10, em relação aos vestibulandos que fazem parte da primeira e da segundo fase, estendendo-se até às 13h10 com relação aos acadêmicos já na terceira fase.

A fase que compõe a primeira e segunda etapa consistirá no seguinte:

O caderno de provas constituirá um bloco contendo em torno de 54 questões de tipo objetivas, versando sobre matéria de Língua Portuguesa; na disciplina de Matemática; em matéria de Física; em Química; na área de Biologia; matéria de História; de Geografia e na área de Literatura.

Na terceira fase a prova consistirá no seguinte:

Um caderno que constitui um bloco que conterá em torno de 54 questões de tipo objetivas, versando sobre matéria de Língua Portuguesa; em Literatura; em Língua Estrangeira; matéria de História; matéria de Geografia; de Biologia; em matéria de Química; de Física; matéria de Matemática e a prova discursiva, ou de redação.

Os endereços onde as provas serão aplicadas serão divulgados a partir do dia 11 do mês de novembro.

Sobre o resultado e as cadeiras vagas:

A Universidade Federal do Estado do Amazonas, por meio de sua direção, está disponibilizando em torno de 1.894 cadeiras reservadas aos acadêmicos já na terceira fase do processo PSC, edição de 2020.

Todas as vagas se destinam aos estudantes que farão parte dos cursos em nível superior, nesta Universidade, no município de Manaus.

De acordo com a lei federal, são precisamente 50% das cadeiras que estão previamente reservadas aos acadêmicos oriundos de escolas da rede pública. Dentro desse percentual, entram as categorias de pessoas afrodescendentes, ou autodeclaradas pardas e indígenas, incluindo a categoria das pessoas com deficiência (PCD). Nesse mesmo percentual entram os estudantes pertencentes as famílias com renda bruta equivalente ou abaixo de um salário mínimo, tal como na solicitação de isenção.

A outra porcentagem se destina aos estudantes em situação social e econômica estável.

Conforme os dados contidos no cronograma deste vestibular, o resultado da terceira fase será divulgado no dia 9 do mês de janeiro do próximo ano de 2020. O resultado das duas primeiras etapas será anunciado, oficialmente, no dia 30 do mês de março de 2020.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *