Vestibular UFPR 2017/2018 – Lista de Obras Literárias





Confira aqui a lista de obras literárias que serão cobradas no Vestibular da UFPR 2017/2018.

A UFPR, Universidade Federal do Paraná, divulgou a lista de leituras obrigatórias para os interessados em realizar o vestibular 2018 da instituição. A prova requer que o candidato tenha lido os livros, pois serão cobrados em questões que consideram que haja conhecimento prévio.

Para os interessados em ingressar na instituição, é necessário ter lido todas as obras divulgadas previamente pela instituição. Todos os anos são divulgadas novas listas. A lista deste ano teve uma grande redução em relação a do ano passado. Confira os títulos:




A Última Quimera – Ana Miranda: O livro, de 1995, é um romance histórico, que narra a vida do poeta Augusto dos Anjos. Diversos temas históricos são citados no contexto da obra.

Clara dos Anjos – Lima Barreto: Livro de 1948, faz parte do pré-modernismo brasileiro. O romance conta com denúncias sociais e raciais acerca da época.


Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade: Constituído por poemas, este livro retrata os sentimentos vazios que pensavam a década de 50, retratando como estavam os sentimentos da sociedade no pós Segunda Guerra Mundial.

Eles não usam Black-Tie – Gianfrancesco Guarnieri: A peça, que tem grande apelo social e político, narra uma greve operária, através da vida de Tião, filho do líder grevista.

Lavoura Arcaica – Raduan Nassar: O romance, publicado em 1945, conta a história de um rapaz que foge da lavoura e de seus problemas com seu pai e sua paixão pela própria irmã, para morar em uma cidade pequena do interior.

Sermão de Santo Antônio (aos peixes) – Antônio Vieira: Este sermão foi pregado em 1654 e nele o Padre Antônio Vieira critica os colonizadores da época, após uma briga entre portugueses que dividiam o território brasileiro.

Últimos Cantos – Gonçalves Dias: Livro de poesias publicado em 1851.

Várias Histórias – Machados de Assis: Esta obra é, na verdade, uma coletânea que reúne diversos contos do autor, que foram publicados separadamente em periódicos. Possui contos consagrados como “A cartomante” e “Um apólogo”.

O vestibular da UFPR possui duas fases e será realizado no final do ano. Uma das sugestões para obter as obras é através de pdf, encontrados no site do Domínio Público.

Carolina B.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *