Vestibular UFRGS 2020 – Inscrições





Inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro de 2019.

Estão abertas as oportunidades de ingresso para o ano de 2020 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A instituição de ensino abriu inscrições para o seu vestibular. O edital e as inscrições estão disponíveis no site da universidade (http://www.ufrgs.br).

A realização das provas, segundo a universidade, acontecerá nas seguintes datas: 23, 24 e 30 de novembro e 01 de dezembro deste ano, sendo aplicadas a redação e questões de múltipla escolha. A aplicação das questões acontece em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Tramandaí. Candidatos que guardam o sábado por conta de sua religião poderão prestar o vestibular em outra data, a ser ajustada pela UFRGS com o candidato. Esta opção deve ser manifestada durante a inscrição.




Para a elegibilidade dos alunos, a universidade destinará cinquenta por cento das oportunidades para alunos que estudaram o ensino médio em escola pública e possuem renda mensal bruta inferior a um salário mínimo e meio. Vagas para candidatos portadores de deficiência também estão garantidas. A documentação para comprovação deve estar descrita durante a inscrição do candidato.

Inscrição

Os candidatos interessados podem efetuar desde já as inscrições pelo site http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/vestibular-2020, as quais seguem até o dia 16 do próximo mês. Quem não possuir internet pode usar o endereço da Comissão Permanente de Seleção, em Porto Alegre, para o preenchimento das informações. O valor para inscrição é de 145 reais, ao qual deverá ser paga até o dia 17 do mês de setembro. Outra informação repassada pela instituição escolar é de que no momento da inscrição o candidato poderá escolher a língua estrangeira ao qual tem preferência para a realização do vestibular, sendo disponíveis além da língua inglesa, o alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano. A escolha do dialeto independe da vaga escolhida.


Cursos

São 3.980 vagas disponíveis nos cursos, que podem ser consultados no edital disponível no site da federal. As áreas vão desde administração, passando por ciências, engenharia, entre outras.

Os cursos são de qualidade, já que as notas avaliadas pelo MEC são altas.

Aplicação das provas

Após as inscrições dos candidatos e sua homologação, a partir do dia 16 de outubro, o local de prova deve estar disponível para todos os candidatos devidamente habilitados a prestar o vestibular.

No dia das provas, é importante que o candidato esteja munido com seu documento de identificação, sendo eles: carteira de identidade, carteira de forças armadas ou policiais militares, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira expedida por órgãos ou conselhos federais.

Nos quatro dias (23, 24 e 30 de novembro e 01 de dezembro) os portões fecharão às 15 horas, sendo que as provas tem duração máxima de 4 horas e 30 minutos. Os vestibulandos devem estar presentes meia hora antes do fechamento dos portões, levando consigo o documento de identificação e uma caneta, sendo ela de cor azul ou preta.

A instituição federal também disponibilizou as datas para a divulgação do gabarito. As provas do dia 23 terão seu gabarito revelado no dia 24; já as provas do dia 24 serão mostradas o gabarito no dia 25. A mesma regra segue nos dias 30 e 01, sendo que o gabarito destas será mostrado um dia após a aplicação das provas, sempre na parte da manhã. Estes poderão ser consultados no portal do candidato.

Regras

Durante a aplicação do vestibular, as regras são similares a já conhecida pelos candidatos que prestam o ENEM, como a proibição da utilização do celular durante os questionários, a possibilidade de sair do ambiente apenas duas horas após o início da aplicação do vestibular, a possibilidade da coleta de impressão digital, a restrição no uso de bonés e chapéus, a proibição do porte de armas, entre outros. Todas as regras estão previstas no edital.

Por Leandrinho de Souza



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *