Vestibular UnB 2020 – Cursos EaD





A Universidade de Brasília oferta mais de 1 mil vagas em cursos a distância.

A maioria das universidades do Brasil oferece formação acadêmica a distância e uma das instituições que integra esta lista é a Universidade de Brasília, a UnB. Para o vestibular de 2020, a universidade está oferecendo mais de 1.000 vagas. No texto abaixo, você encontra os principais informes sobre esse processo seletivo.

A respeito das mais de 1.000 vagas oferecidas pela UnB nas graduações de EAD

A UnB já deu início ao processo seletivo para o próximo ano para os cursos a distância. Com unidades em diferentes locais do Brasil, a faculdade abriu 1.300 novas vagas. Abaixo estão listados os números disponíveis de vagas para cada uma das graduações e também as cidades em que existem os polos pertencentes à universidade:




– 150 oportunidades para artes visuais.

– 150 oportunidades para educação física.


– 150 oportunidades para letras.

– 150 oportunidades para música.

– 150 oportunidades para pedagogia.

– 150 oportunidades para teatro.

– 190 oportunidades para geografia.

– 210 oportunidades para física.

Dois pontos são imprescindíveis sobre as vagas. O primeiro diz respeito à divisão de diferentes modalidades que a faculdade propôs. Os candidatos podem ocupar uma das seguintes condições / cotas:

– Apenas racial.

– Escola pública que inclui candidatos que contam com renda familiar mensal inferior ou igual a 1,5 salário mínimo por pessoa. Nesse quesito eles ainda podem se declarar indígenas, pretos ou pardos e também podem assinalar se possuem ou não alguma deficiência.

– Escola pública que inclui candidatos que contam com renda familiar mensal superior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Com as mesmas condições de cota racial e também a de portador ou não de necessidades especiais.

– Ampla concorrência.

Já a segunda se refere às localidades dos polos Os aprovados vão poder optar por uma das seguintes localidades:

– Goiás: Aparecida de Goiás; Posse; Águas Lindas de Goiás; Cristalina; Santo Antônio do Descoberto; Anápolis; Cavalcante; Alexânia; Alto Paraíso de Goiás e Cezarina.

– Tocantins: Cristalândia e Palmas.

– Brasília: Asa Norte; Ceilândia; Gama e Planaltina.

– Minas Gerais: Buritis e Ipatinga.

– Santa Catarina: Canelinha.

– Rio Grande do Sul: Santo Antônio da Patrulha e Sarandi.

– São Paulo: Barretos; Itapetinga; Santos; Franca e Araras.

– Acre: Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

– Mato Grosso: Cuiabá.

– Espírito Santo: Vitória.

No edital é possível consultar o número exato de colocações para cada cota e também para cada uma das localidades. Para verificar esse dado, basta clicar em: https://www.cebraspe.org.br/vestibulares/UAB_20_LICENCIATURA. Essas informações estão presentes no Anexo II, página 48.

Acerca das avaliações que a UnB vai aplicar para os participantes

Primeiro, é importante salientar que a Universidade de Brasília conta com o apoio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe para a realização deste vestibular. E as duas instituições definiram que, inicialmente, todos os inscritos vão realizar dois testes. Que são:

– Prova de múltipla escolha contendo 80 perguntas sobre: química, língua portuguesa, matemática, literatura, física, artes, biologia, geografia e história.

– Redação. O participante só vai ter acesso ao tema no dia da avaliação.

As duas avaliações acontecem na data de 13 de outubro de 2019 e os candidatos vão ter cinco horas para resolver todas as questões. O horário ainda vai ser divulgado. Os participantes podem escolher uma dos seguintes municípios para realizar os testes: Vitória, São Paulo, Rio Branco, Porto Alegre, Palmas, Goiânia, Florianópolis, Cuiabá, Brasília e Belo Horizonte. O local exato vai ser divulgado na data de 07 de outubro de 2019.

As pessoas que se inscreverem para concorrer a uma vaga nos cursos de teatro, música ou de artes visuais ainda vão precisar realizar um teste de habilidades específicas. Essa etapa vai ocorrer no período de 11 a 14 de novembro de 2019. Todas as provas são de caráter classificatório e eliminatório. Por fim, uma informação de extrema importância é que o documento oficial também traz os assuntos de cada eixo temático. Para consultar quais são esses temas, basta ir até a página 26 do edital. Lembrando que o link do documento foi informado no penúltimo parágrafo do tópico anterior deste texto.

Data do resultado oficial, taxa de inscrição e como confirmar a participação neste processo seletivo

O resultado final deste vestibular deve ser divulgado no dia 20 de dezembro de 2019. A taxa de participação está fixada em R$ 60,00 e para realizar a inscrição, os interessados devem clicar em: https://security.cebraspe.org.br/cadastro. Inscrições serão aceitas até o dia 05 de setembro de 2019.

Boa sorte!

Por Isabela de Castro

Vestibular



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *