Vestibular UnB via Enem 2020 – Inscrições





Interessados devem se inscrever até o dia 6 de dezembro de 2019.

Nova temporada de vestibular está aberta, sendo este o vestibular de verão que será realizado na Capital Federal.

Deste modo, já se iniciou o período de inscrição para participação no novo processo seletivo promovido pela Universidade de Brasília, ou UnB. Este é o novo Vestibular da temporada de verão para 2020, o qual será realizado por meio de avaliação das notas alcançadas no Exame Nacional do Ensino Médio, ou Enem, deste ano de 2019.




O período de inscrições se estenderá até o dia seis (6) do próximo mês de dezembro e não será cobrada qualquer taxa sobre o cadastro, que é inteiramente gratuito. Todos os estudantes prestes a concluir o ensino médio, residentes em Brasília, poderão se inscrever.

Sobre a participação, seguem as informações:

Estão aptos a registrar sua participação nesse processo de seleção todos os acadêmicos que comprovarem que atingiram uma nota que seja equivalente ou superior a 350 pontos, dentro de cada uma das matérias que fazem parte do conteúdo programático do ENEM, e que atingiram nota equivalente ou superior a 400 pontos na parte da redação.


Observação importante: cada estudante que cadastrar sua inscrição terá o dever, no caso dos cursos que exigem a chamada Certificação de Habilidade Específica, apresentar a devida certificação que o qualifica para curso de sua opção, e que esteja dentro do prazo de validade estipulado para essas qualificações.

Sobre as vagas existentes, seguem as informações:

Nesse vestibular, os gestores da UnB estão disponibilizando em torno de 2.112 cadeiras, já para o primeiro semestre do próximo ano de 2020. Todas as vagas serão destinadas a lotação de estudantes para os seguintes campus: a unidade Darcy Ribeiro; a unidade Ceilândia; a unidade Gama e a unidade Planaltina.

Este processo de seleção será ministrado a partir de três sistemas de ocupação de vagas: o primeiro é o Sistema Universal; o segundo é o Sistema de Cotas para as Escolas Públicas e o terceiro é o Sistema para Cotas que incluem Negros (afrodescendentes). Toda essa distribuição das cadeiras pode e deve ser verificada por meio de consulta ao Anexo I do documento de edital, que está disponível no artigo publico no site Brasil Escola.

Sobre o resultado, segue:

Os diretores da Universidade de Brasília (UnB) deverão fazer divulgar o resultado definitivo deste novo vestibular de verão, depois que as notas alcançadas no Enem de 2019 já estiverem devidamente divulgadas. Portanto, será necessário aguardar a publicação das notas do Enem, que estão previstas para o mês de janeiro do próximo ano de 2020.

Sobre a suspensão do SiSU:

De acordo com o que foi noticiado, a partir do mês de julho os diretores da UnB anunciaram que seria suspensa a utilização do chamado Sistema de Seleção Unificada, ou SiSU, a partir do ano de 2020. Conforme o que foi publicado pela imprensa daquela universidade, existe incompatibilidade no calendário em relação às datas pré-definidas por meio da direção do Ministério da Educação e da Cultura, MEC. Este é o motivo alegado para que a suspensão daquele processo seletivo, como também pelo fato de que o preenchimento de vagas destinadas àquele programa está parado.

Entretanto, não houve suspensão de vagas. O que houve foi a deslocação das cadeiras que seriam destinadas ao SiSU para o processo de Vestibular via Enem, dentro da mesma porcentagem existente.

Então o esquema fica assim: junto ao Vestibular por meio de avaliação do Enem, todas as graduações para a UnB serão realizadas pelo Vestibular Tradicional e o pelo próprio Programa de Avaliação Seriada, ou PAS.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *