Vestibular Unicamp 2020 – Inscrições Abertas para ingresso via Enem





A Unicamp recebe as inscrições dos interessados em seu Vestibular 2020 até o dia 21 de novembro deste ano para o ingresso via Enem.

Está aberto o período de inscrição para o Vestibular Unicamp, edição de 2020. Trata-se da temporada de verão do vestibular promovido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é a universidade pública do Estado de São Paulo, reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil e na América Latina.

Desde o dia 21 deste mês de outubro, o período de inscrições para esse novo Processo Seletivo, que está estruturado no esquema Enem-Unicamp, edição de 2020. Todos os estudantes interessados têm o dever de se inscrever até o prazo máximo do dia 21 do mês de novembro. O valor da taxa de inscrição está estipulado em 30 reais. Observação importante: todos os estudantes que haviam cadastrado inscrição no chamado Vestibular Tradicional, de 2020, necessitarão quitar apenas mais 15 reais para definir sua participação nesse vestibular.




Todos os acadêmicos que foram beneficiados por meio do processo de isenção sobre a taxa de Vestibular da Unicamp, também já estão automaticamente isentos da taxa de seleção por meio do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Sobre o itinerário desse vestibular, seguem as informações:

O processo inicia do seguinte modo: todos os estudantes que atingiram pontuação acima da média no Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2018 e (ou) de 2019, estão automaticamente dentro, considerando que a essa seleção será realizada exclusivamente por meio da avaliação de desempenho alcançado na prova do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).


Seguindo esse mesmo itinerário, o processo seletivo compreenderá o Enem-Unicamp, que abrangerá este mesmo cronograma desse Vestibular de 2020 Tradicional. O que está sendo estruturado é uma sequencia de avaliação e convocações em cinco fases, conforme segue no esquema abaixo:

A primeira chamada será no dia 10 de fevereiro; a segunda chamada será no dia 13 de fevereiro; a terceira chamada será no dia 18 de fevereiro; a quarta chamada será no dia 21 de fevereiro e a quinta chamada será no dia 4 de março, de 2020.

Todo estudante que participou do Vestibular Tradicional, e que esteja inscrito no processo seletivo do Enem, existem dois caminhos para o preenchimento das vagas, em caso de aprovação.

Em caso de haver aprovação nesses dois sistemas de ingresso, destinados ao mesmo curso, será necessário o preenchimento a vaga disponibilizada nesse Vestibular de 2020.

Se o candidato for aprovado nesses dois sistemas de ingresso, em relação a cursos diferentes, o mesmo deverá optar pelo curso no ato da matrícula.

Sobre as vagas disponíveis nesse vestibular, seguem as informações:

A direção da Unicamp está, oficialmente, disponibilizando 639 cadeiras universitárias para estudantes, sendo essa seleção efetuada por meio do Enem.

O conjunto de vagas está distribuído em três categorias distintas:

A – serão 50% para os estudantes que completaram o ensino médio, ou mesmo o EJA por meio de escolas da rede pública (apresentar o certificado do Enem ou do Encseja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos);

B – Serão 25% para os acadêmicos autodeclarados afrodescendentes, (não entrando, nessa avaliação, a formação escolar);

C – Serão 25% destinados aos estudantes formados em escolas públicas, que também se apresentarem como afrodescendentes, ou seja, os pretos, os pardos ou os indígenas.

Deste modo, a Enem-Unicamp será responsável pelo processo de preenchimento de em torno de 20% das cadeiras estudantis nesta universidade para o próximo ano de 2020.

Todas as outras vagas serão distribuídas dentro do critério que abrange o Vestibular Tradicional; o Vestibular Indígena e a necessária modalidade que envolve as chamadas Olimpíadas Científicas.

Por Paulo Henrique dos Santos

Unicamp 2020



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *