Vestibular Urca 2020 – 2º Semestre



Prazo de inscrições termina no dia 05 de abril de 2020.

A temporada de vestibular está começando. Apesar do surto de COVID-19, o mundo não pode parar. Os estudantes já podem se preparar.

Neste caso, se trata do processo seletivo da Universidade Regional do Cariri, ou Urca, no Estado do Ceará, cujo período de inscrições do novo Vestibular, edição de 2020, já está aberto. Oficialmente, foi anunciado na última segunda-feira, dia 23 deste mês de março. Este período de inscrição se estenderá até o dia 5 do mês de maio. A taxa de inscrição está estipulada em 150 reais.



Procedimentos para cadastrar-se:

Os gestores da Urca concederam solicitação de isenção da taxa de inscrição em relação aos candidatos pertencentes às seguintes categorias:

1 – Que seja um servidor público do Estado do Ceará;



2 – Que seja um cônjuge, filho ou dependente legal de um Professor ou Servidor que sejam efetivos e (ou) cedidos para a URCA, e das entidades conveniadas;

3 – Que seja um cidadão doador de sangue no Estado do Ceará;

4 – Que seja um egresso da escola pública ou da entidade Educação de Jovens e de Adultos, ou EJA, do Estado do Ceará;

5 – Que seja um aluno do segundo semestre do terceiro ano, no ensino médio, em escola pública, já na fase de conclusão. Também terão direito a solicitar a isenção os acadêmicos pertencentes aos dois primeiros anos, sendo necessário ser do Estado do Ceará;

6 – Que seja candidato com comprovada baixa renda;

7 – Que seja Pessoa com Deficiência – PCD.

Essas são as condições para a solicitação de isenção.

Sobre o conteúdo programático deste vestibular, seguem as informações:

Será ministrado entre os dias 13 e 14 do mês de junho. No primeiro dia será ministrado o caderno contendo as questões versando sobre as seguintes matérias: conteúdos de Física; de Matemática; matéria de Química e de Biologia. No segundo dia será ministrado o caderno com as seguintes matérias: conteúdos de História, de Geografia, em matéria de Língua Portuguesa, em matéria de Literatura e em matéria de Língua Estrangeira. A terceira fase será a da prova discursiva (Redação).

Os gestores da Urca estarão divulgando o resultado definitivo deste processo Vestibular, edição de 2020, a partir do dia 13 do mês de julho. Entretanto, as demais datas para a realização das matrículas e outras fases do processo ainda não foram agendadas.

Sobre as vagas existentes:

Este vestibular, edição de 2020, está disponibilizando, segundo os gestores da instituição, em torno de 1.210 cadeiras. Deste modo, a Urca tem condições de reservar até a metade deste rol de vagas e destiná-las ao chamado Sistema de Cotas em sentido Social e (ou) Étnico Racial. Estes grupos abrangem os seguintes:

A – Todos os estudantes que estão fechando o ensino médio nas instituições (escolas) públicas do Estado do Ceara, cuja renda mensal seja, comprovadamente, de até 1,5 salários mínimos por membros da família;

B – Aos estudantes que já concluíram o ensino médio nas instituições (colégios) públicos do estado do Ceara, cuja renda mensal seja, comprovadamente, de até 1,5 salários mínimos por membros da família, além de se apresentarem como autodeclarados pretos (afrodescendentes), ou pardos ou descendentes indígenas.

Todas as demais oportunidades estão distribuídas conforme o seguinte critério:

A – Critério de 30%. No caso, destinada à ampla concorrência, sem distinção de classe, cor, ou outros;

B – Critério de 15%. No caso, destinadas aos autodeclarados pretos (afrodescendentes), ou pardos ou descendentes indígenas, oriundos de instituições de ensino particulares ou públicas, sem qualquer critério sobre a renda de cada estudante;

C – Critério de 5%. No caso, destinadas às pessoas na categoria de pessoas com deficiência (PDC).

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *